Você conhece a técnica do POMODORO? Sabe para que ela serve?

Você conhece a técnica do POMODORO? Sabe para que ela serve?

O método Pomodoro foi desenvolvido por volta dos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo e tem como objetivo fazer você se concentrar nas tarefas mais importantes do seu dia a dia, parando de procrastinar e obtendo muito mais sucesso no que faz. Essa técnica é baseada na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental e, por consequência, sua produtividade.

O nome Pomodoro deriva do italiano “POMODORI” que significa “tomate” e faz referência a um típico cronômetro utilizado pela gastronomia do país que possui a forma dessa fruta.

A proposta é que você cronometre e foque totalmente no que está fazendo até o momento de dar uma pausa. O tempo é intercalado entre períodos de trabalho e intervalos de descanso.
Você precisa de um cronômetro para dividir o trabalho ou estudo em períodos de 25 minutos com um breve intervalo entre eles. Isso permite que você faça uma gestão de tempo mais assertiva e é ideal para aqueles que têm dificuldades para se concentrar.

O método em si é um excelente meio de gerenciar o tempo que você utiliza para exercer tarefas, ele pode ser usado tanto nos estudos quanto para o trabalho.

Como fazer a Técnica Pomodoro?

Para começar a técnica, você precisará ter ao seu lado um alarme (pode ser do celular ou cronômetro do relógio) e um papel para anotações.

Se o seu objetivo é estudar, por exemplo, comece seu estudo e não pare de realizar essa tarefa por exatos 25 minutos. Quando acabar o tempo, descanse por 5 minutos (você pode ir ao banheiro, olhar o celular ou apenas relaxar, por exemplo). Em seguida, volte à tarefa e fique mais 25 minutos e assim sucessivamente.

Após completar “quatro vezes” desse ciclo, faça uma pausa maior, aumente para 30 minutos de descanso (30 minutos somente neste intervalo). Depois, volte e repita o processo até realizar, novamente, mais quatro etapas.

Lembre-se de que, enquanto aplicar a técnica, você deve anotar no papel, algo que te tirou a atenção. Por exemplo, se você foi interrompido porque seus pensamentos fugiram do foco ou porque sentiu fome, anote. Caso alguém te chame ou você checou seu celular (mensagens ou redes sociais), também faça a anotação. Assim, você saberá quantas vezes foi interrompido, como isso interferiu no seu trabalho e quais são os pontos que mais te tiraram a atenção. Ter consciência disso também te ajudará a melhorar seu desempenho.

Benefícios do método no gerenciamento de tempo

• Concentrar-se em uma única tarefa;
• Perceber a quantidade de atividades que consegue realizar durante esse tempo;
• Entender o que te faz perder o foco e o que atrapalha sua concentração;

• Potencializar seu tempo;
• Aumentar a produtividade;
• Livrar-se da ansiedade e do sentimento de não capacidade;
• Aumentar a motivação e determinação.

Esse método pode ser usado por profissionais ou estudantes que, no momento, estão apresentando baixa eficácia por cansaço ou outros fatores que os fazem ficar com a mente dispersa. Também é útil para pessoas ansiosas e que não se sentem capazes de organizar suas atividades e, em virtude disso, são cobradas constantemente por terceiros, professores, chefes ou colegas de trabalho.

 

Não se esqueça de que, no momento da pausa, não faça outra coisa que exija esforço mental, pois seu cérebro não terá o descanso prescrito pela técnica e, como resultado, sua mente não será capaz de reter todo aprendizado.

 

A técnica foi infalivelmente comprovada e já está disponível em vários aplicativos que receberam o mesmo nome. Há alguns programas que você nem precisa baixar em seu celular, é um temporizador de código aberto com uma estética minimalista e de uso bem intuitivo para que você não gaste seu tempo com detalhes. É só colocar em prática e começar a ter êxito em suas atividades!

Indicações de aplicativos e programas: PomoDone (disponível para Mac, Windows, Linux, Web, iOS e Android), Marinara Timer (somente para web), Focus Keeper (somente para iOS), Focus To-Do (disponível para Android, iOS, Windows, Mac e Linux) e Focus Booster (disponível para Mac e Windows).

Por Wania Almeida

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.

Olá, precisa de ajuda?