O que é um freelancer?

O que é um freelancer?

Muita gente, durante a pandemia e por causa da crise econômica, buscou por uma renda extra e trabalhos sem vínculo empregatício. Por isso, vários profissionais se viram diante da dúvida sobre o que é um freelancer e como funciona essa alternativa de atuação no mercado. Essa modalidade já havia crescido 80% há alguns anos, então, imagine agora!
“Freelancer” é um termo que vem do inglês e seu significado é “profissional liberal”. Ou seja, um freelancer é aquela pessoa que realiza um determinado tipo de trabalho, sem ter um vínculo propriamente estabelecido com as empresas. Aqui em nosso país, é comum ouvir as pessoas falando o termo de forma abreviada, ou seja, um “freela”.
Atualmente, trabalhar como freelancer é uma tendência. Ser um “profissional liberal” é atuar em determinada área como autônomo, sem uma “obrigação” formal ou regime CLT, ou seja, a pessoa precisa se comportar como seu próprio chefe e precisa, principalmente, planejar bem seu dia de trabalho com muita autoliderança e motivação para conseguir o sucesso que tanto almeja.

Como trabalhar como freelancer?

Essa é uma modalidade fantástica, mas que tende a funcionar melhor com as pessoas de perfil mais controlado, principalmente em termos de organização financeira. Enquanto freela, é fundamental manter as suas finanças bem supervisionadas, alocando parte dos recursos em uma reserva de emergência para, assim, evitar prejuízos na sua estabilidade e qualidade de vida.
É certo que, em algumas áreas, principalmente as que oferecem consultoria, como arquitetura, contabilidade, engenharia e marketing, um diploma é necessário para que você possa atuar.
Mesmo que não seja uma exigência legal, o mercado pede profissionais especializados. Nesses nichos, então, não ter o diploma significa ser engolido pela concorrência. Atualmente, mais empresas e clientes estão bem atentas ao contratar profissionais nessa atividade — principalmente neste último ano, quando trabalhar de casa passou a ser uma realidade para muitos profissionais.
Há muitos exemplos deste tipo de atuação, eis alguns exemplos: Programador/Desenvolvedor, Gerente de Projetos, Designer, Copywriter de Conversão, Redator de Conteúdo Web, Produtor/Editor de Vídeo, Gestor de Tráfego Pago entre outros.

Então… como se tornar um “freela” de sucesso?

Agora que você já sabe como é o trabalho como freelancer, vale a pena descobrir algumas formas de tornar essa experiência profissional uma realidade. O primeiro passo para uma carreira de sucesso é definir a sua área de atuação e se especializar, mas ainda existem outras ações valiosas. A cada serviço concluído, avalie a possibilidade de incluí-lo em sua “vitrine”, que pode ser online.
Participe de plataformas freelancers – A plataforma Workana é especializada em trabalho freelancer. Normalmente, unem clientes e prestadores de serviços, em um ambiente online que permite se candidatar, monitorar jobs, ofertar e contratar. Na mesma linha, há alguns sites como o Freelancer, o Trampos, Fiverr, entre outros. Você pode adquirir muita experiência e atrair mais clientes.
Formalize sua situação profissional – O freelancer pode se formalizar como profissional autônomo, criando um cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) — para faturamento anual de até R$ 81 mil. (Leia um artigo em nosso blog de como se tornar um MEI). E, acima de tudo, trabalhe com amor.

Vale a pena financeiramente?

Essa é uma pergunta super comum, e claro, pode variar bastante. Um profissional geralmente ganha um valor médio definido em horas de trabalho. Um fator superimportante na hora de saber o quanto você pode ganhar é, na verdade, saber precificar o seu trabalho e qual é o tamanho da “sua perícia” neste quesito. Quanto mais perícia no assunto, mais seu trabalho tem valor. Você pode elevar seu preço cada vez que aumenta a demanda, ou seja, a busca contínua dos clientes pelo seu trabalho. Por isso a experiência e a perícia ditas anteriormente são tão importantes. Então, pode sim, valer muito a pena! Dedicação é a palavra certa para o seu sucesso financeiro!

Há alguns aspectos importantes para se levar em consideração antes de se aventurar neste tipo de trabalho. Confira abaixo:

Os contratos profissionais – O freelancer trabalha por meio de contratos, firmando assim, um acordo com o cliente que paga pelo seu serviço. É possível que alguma empresa contrate os seus serviços por determinado tempo. Fazer um bom alinhamento sobre as expectativas envolvidas e dos resultados esperados também é fundamental para as partes envolvidas.

Encontrando clientes – Para que esses contratos sejam uma realidade constante, é preciso ir atrás de clientes, certo?
O melhor caminho é o networking ou uma comprovação de que você manda bem no que faz por meio de um bom portfólio. Você pode ser talentoso, mas os clientes não vão cair do céu. E como “quem não é visto, não é lembrado”, você precisa fazer uso de duas armas: marketing e networking. Além de divulgar seu trabalho online, nas redes sociais ou em qualquer outra plataforma.

Organizando seus horários – Apesar da liberdade que um freela tem, isso não retira sua responsabilidade e compromisso com os clientes. Logo, é preciso respeitar os horários e preservar o ambiente de trabalho sempre pronto à realização das atividades.

Ambiente de trabalho – Definir o local de trabalho ideal não é uma tarefa fácil. Há, afinal, muita dúvida entre profissionais de como escolher o ambiente correto para executar suas atividades diárias. Existem diversas questões a avaliar antes de ter uma definição sobre o local de trabalho ideal. Entre eles está o próprio perfil individual. Vale lembrar, o poder de concentração e a profissão são dois fatores altamente influenciáveis nessa tomada de decisão. Entre freelancers, o cenário mais comum é de que o trabalho seja executado dentro de casa. Se essa é a sua opção, vale ainda se atentar para algumas questões importantes. Em primeiro lugar, saber definir momento para o trabalho e para o lazer, evitando que os ambientes se misturem e que você trabalhe mais do que deveria.

Embora seja a primeira opção de boa parte dos profissionais, não são todos os perfis que se adequam ao ambiente caseiro para executar o seu trabalho. A alternativa, nesse cenário, é buscar por um espaço de Coworking. Nesse tipo de ambiente você encontrará diversos profissionais independentes, servindo inclusive para aumentar o networking. Pode ser uma boa opção para quem sente falta da rotina profissional (ou seja, de precisar sair de casa para produzir bem).
O Work1500 pode te ajudar nesse aspecto, oferecemos um ambiente com a estrutura impecável e os benefícios são inúmeros: copa compartilhada e lounge, para criar um clima mais descontraído; temos planos de locação por hora e por turno: manhã, tarde e noite. O horário de funcionamento é bem flexível, já que o escritório fica aberto das 7h30 às 22h todos os dias e nos sábados, até 18h (com reserva prévia). Tudo isso com um preço bem atraente e acessível. A região é privilegiada! Estamos localizados no coração de Balneário Camboriú, uma cidade atrativa e cativante. Aqui você encontrará um edifício moderno e agradável. Contamos com uma recepção trilíngue que está sempre à disposição para serviços de secretariado e impressão de documentos.

 

Venha nos conhecer e tomar um café com a gente!

Por Wania Almeida

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.

Olá, precisa de ajuda?