Como combater a Procrastinação?

Como combater a Procrastinação?

A procrastinação é uma atitude que pode acontecer com qualquer pessoa: você tem algo importante a realizar e sabe muito bem disso, porém, mesmo sabendo que deveria se concentrar em cumprir este projeto, você vai deixando para o outro dia e, quando percebe, já está correndo contra o tempo e acaba concluindo, às pressas, algo que precisava de sua inteira atenção. Quando isso acontece, começa a prática de procurar culpados ou, até mesmo, de criar “historinhas” a fim de justificar seu atraso e sua falta de foco. Não há um só ser humano que não tenha vivido o ato de procrastinar pelo menos uma vez na vida, ano, semana ou, até mesmo, todos os dias.

Infelizmente, este ato não traz somente consequências para o nosso trabalho, mas acaba atingindo outras áreas de nossas vidas também, ou seja, o efeito acumulativo da tal “procrastinação” impede, muitas vezes, de uma pessoa se sentir capaz de viver uma vida plena e bem-sucedida. A boa notícia é que há solução para isso. Você pode trocar a procrastinação pela autorresponsabilidade e entender o que realmente importa para o seu sucesso. E não é tão trabalhoso acabar com o hábito de procrastinar, como muita gente pensa. Na realidade, o que precisa fazer é: criar hábitos.

Abaixo estão listados alguns desses novos hábitos para cumprir suas tarefas com foco e determinação:

1 – Deixe evidente aquilo que você pretende fazer, seja qual for o projeto. Defina-o com clareza. Uma boa dica é “escrever” para que você se lembre do compromisso. Para os adeptos da tecnologia, há muitos aplicativos com agenda e alarme que ajudam a criar este hábito. (Algumas recomendações: Monday, Trello, Google Agenda, Google Keep etc.). Essa prática de escrever os compromissos pode ser feita uma vez por semana, em um momento tranquilo. Selecione um dia para fazê-lo, de preferência, no domingo, para que você consiga visualizar a sua semana, logo no início dela e ter em mente o que precisa ser feito.

2 – Depois de escrever suas tarefas diárias, tente cumpri-las por ordem de prioridade e determine o tempo necessário para cada uma delas. Não se esqueça de que precisa disponibilizar o tempo necessário para a logística, caso o compromisso tenha que acontecer fora do escritório.

3 – Parece óbvio dizer isso, mas “comece”! Assim que completar cada tarefa, risque-as de sua agenda para que você se sinta livre e pronto para executar seu próximo trabalho. Se estiver agrupando tarefas através de um aplicativo, prefira os que disponibilizam o “check”. É só clicar e se livrar das tarefas cumpridas. Isso te dá uma sensação de recompensa e capacidade.

4 – Cuidado com os ladrões de tempo. As famosas “redes sociais”. Desligue todas as notificações de e-mails e mensagens. Estipule um tempo entre as tarefas para que possa conferir e responder suas mensagens mais importantes. Há muitas pessoas que se perdem no tempo durante esta “checagem” nas redes sociais e acabam perdendo o “time” de outras prioridades. Fique atento!

5 – Assim que completar as tarefas mais importantes do dia, permita-se pequenas recompensas, isso faz com que seu cérebro experimente a sensação de gratificação e então, fique motivado a querer realizar mais, à medida que você as completa.

6 – Não acumule tantas tarefas no mesmo dia, selecione sempre as mais importantes primeiro e deixe as mais fáceis para um momento mais tranquilo. Essa divisão de tarefas faz com que se sinta mais organizado e menos tentado a procrastinar. Outra dica importante é: não exija demais de você! Saiba dosar bem o seu tempo. Lembre-se de que você deve, também, priorizar outros pilares da sua vida, como por exemplo, família, saúde e o social.

7 – Não se esqueça de que o “feito” é melhor que o “perfeito”. Não fique esperando atingir a perfeição, pois essa pode ser mais uma desculpa para procrastinar. Com esse pretexto, você pode acabar atrasando um projeto. ou seja, faça primeiro a parte mais difícil e vá aprimorando aos poucos, com tempo hábil, é claro.

Se você não conseguir cumprir alguma tarefa durante a semana ou achar que “falhou”, não faça disso um dilema. Assuma a responsabilidade e comece novamente. Na vida, nunca erramos: ou nós “acertamos” ou nós “aprendemos”. O importante é nunca desistir!

Por Wania Almeida

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